Funpec identifica problemas em jazida utilizada na obra da engorda de Ponta Negra

  • 04/09/2024
(Foto: Reprodução)
Obra, que começou na sexta-feira passada (30), foi paralisada para que sedimentos retirados pudessem ser analisados em relação à qualidade e à quantidade. Entenda pausa na obra de engorda de Ponta Negra, em Natal A Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (Funpec) identificou problemas nos sedimentos retirados da jazida utilizada na obra da engorda da praia de Ponta Negra. O banco de areia fica a cerca de 7 quilômetros da costa de Natal, em frente ao Farol de Mãe Luiza. A obra da engorda foi interrompida nesta segunda-feira (3), quatro dias após o início da execução, para que os sedimentos pudessem ser analisados de forma mais profunda em relação à quantidade e à qualidade. A paralisação para o estudo do material deve durar pelo menos sete dias, segundo a Funpec, que foi contratada pela Prefeitura de Natal para auxiliar nos estudos da obra. 📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp "Nós identificamos alguns problemas com relação à jazida, que o material que estava chegando à praia, e pela coleta que nós fizemos, não é adequado para ser jogada na praia", explicou o diretor da Funpec, Aldo Dantas, coordenador do estudo da engorda. Segundo o diretor, os pesquisadores encontraram o que eles popularmente chamam de "cascalhos" nos primeiros sedimentos retirados. "O que nós percebemos principalmente é que no local específico onde a draga estava trazendo [a areia] veio muito cascalho. E esse cascalho não é apropriado pra fazer a engorda", disse Aldo Dantas. O diretor explicou que a Funpec solicitou uma pausa para fazer uma análise e constatar se a jazida é adequada para fazer a obra da engorda. O estudo vai analisar a qualidade e a quantidade do material. Segundo Aldo Dantas, caso seja um problema em algum ponto específico da jazida, o trabalho deve seguir utilizando sedimentos de outra parte desse mesmo banco de areia. "Se a jazida for ideal, a gente vai ver qual é a parte que está prejudicada, vamos dizer assim, que não é adequada. E se tiver uma parte que seja ideal, a gente continua nessa parte que seja a ideal, do material ideal", explicou. O diretor não descarta, no entanto, que outra jazida precise ser encontrada. "Se não for [ideal, essa jazida], a gente vai recomendar a prefeitura que faça uma prospecção para uma outra jazida", completou o diretor da Funpec. "Se a gente não tivesse preocupado com isso, a gente não faria esse estudo mais aprofundado. Existe, sim, essa possibilidade". Draga deve ser usada em obra de engorda da praia de Ponta Negra, em Natal Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi O que dizem Semurb e Idema Em contato com a Inter TV Cabugi, o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (Semurb), Thiago Mesquita, informou que foram feitos estudos sobre a jazida em 2015 e 2021, e que eles foram apresentados ao Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (Idema), que concedeu a licença ambiental. Segundo o secretário, essa análise no início da obra é natural e serve para constatar de fato a qualidade e a quantidade dos sedimentos - e se eles servem para a obra da engoda. Ele explicou que pela jazida estar em um ambiente de dinâmica costeira, ela fica sujeita a mudanças. Thiago Mesquita informou que a pasta aguarda a conclusão dos estudos da Funpec. O diretor-geral do Idema, Werner Farkatt, disse que o órgão não foi comunicado da paralisação, nem do problema identificado. "Lembrando que todos os pontos colocados pelo Idema estão nas condicionantes e, muitos desses estudos, que fazem parte das condicionantes, terão prazos para ser entregues. Na condição atual da licença não existe nenhum impedimento que faça com que a obra seja paralisada, não por parte do Idema", explicou. Obra paralisada A obra para a engorda da Praia de Ponta Negra, em Natal, teve uma suspensão nas atividades nesta terça-feira (3). A promessa da empresa DTA Engenharia e do Município era de que a obra ocorresse praticamente 24 horas por dia durante cerca de 3 meses, até a conclusão. O secretário da Semurb, Thiago Mesquita, explicou na terça-feira (3) que a Funpec sugeriu a pausa para concluir a análise dos sedimentos que estão sendo retirados. "Para que eles possam avaliar tanto o aspecto volumétrico quanto o aspecto relacionado à qualidade do material que será colocado na praia", disse. "Então, é um procedimento normal, faz parte do cumprimento das condicionantes do Idema e faz parte também da responsabilidade ambiental que o Município vai ter em colocar o material que tenha quantidade suficiente", completou. Em nota, a prefeitura de Natal explicou que isso não vai interferir no cronongrama de execução. "A suspensão faz parte de um processo preparatório inerente ao projeto e não vai provocar retardamentos ao cronograma geral do aterro hidráulico", informou o Município. A DTA Engenharia informou que não vai, neste primeiro momento, se pronunciar sobre o assunto, mas garantiu que não houve nenhum problema com a draga. Engorda em Ponta Negra O investimento inicial para a obra da engorda é de R$ 73 milhões, com previsão de duração de 94 dias. A engorda prevê criar um aterro de cerca de 4 km entre a Via Costeira e o Morro do Careca. A previsão é de que a faixa de areia da praia fique com até 100 metros, na maré baixa, e com 50 metros na maré cheia, após o fim da obra. A obra iniciou na semana passada após mais de um mês de impasse para a liberação da licença ambiental do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (Idema), que foi reemitido no dia 13 de agosto. LEIA TAMBÉM TUBARÕES? AFOGAMENTOS? Especialista esclarece dúvidas sobre a engorda COMO FUNCIONA: Entenda como será a obra de engorda Obra de engorda na sexta-feira passada, quando foi iniciada na praia de Ponta Negra, em Natal Pedro Trindade/Inter TV Cabugi/ARQUIVO Como funciona a obra A areia será tirada de um banco de areia localizado a cerca de 7 km da costa. Segundo a prefeitura de Natal, saindo em linha reta, a jazida ficaria de frente ao farol de Mãe Luiza. Na obra de Ponta Negra, a equipe estima que vai usar 1 milhão de metros cúbicos de areia. A draga é um navio com uma tubulação de sucção que é arrastada à medida que navega. Essa tubulação funciona como um aspirador, que suga a areia junto com a água do mar. Após ser sugada, a areia fica armazenada em cisternas do navio, que possuem capacidade de 2800 metros cúbicos - o equivalente a 700 caminhões de areia com 4 metros cúbicos, cada. O excesso de água volta para o mar. O navio se aproxima da praia, a cerca de 500 metros, e engata tubos que já ficam instalados ao longo do trecho que será aterrado. Em seguida, o navio bombeia a areia junto com água para a praia. A água com areia decanta na praia e equipamentos como escavadeiras espalham o material para conformar a praia de acordo com o projeto. Vídeos mais assistidos do g1 RN

FONTE: https://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2024/09/04/funpec-identifica-problemas-em-jazida-utilizada-na-obra-da-engorda-de-ponta-negra.ghtml


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